Tássia Camões Araújo

Tassia começou a contribuir com o Debian há mais de 20 anos, quando se integrou ao Grupo de Administradores Voluntários da Rede de Informática do Instituto de Matemática da UFBA (GAVRI-IM). Hoje ela ensina computação no Colégio Vanier, em Montréal, e seu curso favorito é UNIX, com o qual ela tem o privilégio de introduzir Debian a futuros administradores de sistemas. Ela também tem o prazer de mentorar alunos nos seus primeiros passos como contribuidores do Debian e de outros projetos livres, no contexto de um grupo extra-curricular, o Vanier FLOSS Club.

Accepted Talks:

Debate: eventos online vs presenciais e como extrair o melhor de cada tipo de evento

Durante a pandemia de COVID-19, os eventos online foram, pra muita gente, uma forma de manter a saúde mental, e pra muitos outros, a primeira oportunidade de se aproximar da comunidade Debian. Depois da retomada de uma certa normalidade, ou pelo menos de um novo normal pós-pandemônio, estamos pela primeira vez retomando um evento Debian online no Brasil.

O objetivo deste debate é tentar identificar as vantagens e desvantagens de eventos online e presenciais, e discutir como melhor aproveitar os dois tipos de eventos.

Um post que circulou recentemente nos canais da DebConf é um bom ponto de partida pra essa conversa. Uma outra reflexão da desenvolvedora brasileira Anna e Só também desenvolve algumas questões sobre eventos do ponto de vista de colaboradores do sul global.

Referências: