Desenvolvedor Debian, mantenedor do Debian Continuous Integration, membro do comitê da DebConf, membro da coordenação dos programas de inclusão do Debian ("outreach"), admin do Salsa. Mantém mais pacotes do que deveria e está disposto a passar a maioria deles pra quem se interessar.

Accepted Talks:

Debate: eventos online vs presenciais e como extrair o melhor de cada tipo de evento

Durante a pandemia de COVID-19, os eventos online foram, pra muita gente, uma forma de manter a saúde mental, e pra muitos outros, a primeira oportunidade de se aproximar da comunidade Debian. Depois da retomada de uma certa normalidade, ou pelo menos de um novo normal pós-pandemônio, estamos pela primeira vez retomando um evento Debian online no Brasil.

O objetivo deste debate é tentar identificar as vantagens e desvantagens de eventos online e presenciais, e discutir como melhor aproveitar os dois tipos de eventos.

Um post que circulou recentemente nos canais da DebConf é um bom ponto de partida pra essa conversa. Uma outra reflexão da desenvolvedora brasileira Anna e Só também desenvolve algumas questões sobre eventos do ponto de vista de colaboradores do sul global.

Referências:

Debian CI: codando ao vivo na plataforma

Debian CI é a plataforma de integração contínua do Debian. O servidor central expõe uma interface web e API em Ruby usando o framework Sinatra, e um distribuidor de mensagems AMQP (rabbitmq). Os servidores que processam os testes nas várias arquiteturas suportadas recebem as requisições através de clients AMQP e executam os testes, usando autopkgtest lá no final do processo.

Nessa apresentação eu vou apresentar rapidamente como funciona a plataforma, e escolher 1 ou 2 bugs no Debian CI (debci) e resolver ao vivo para o seu deleite (ou desespero). Meu objetivo é mostrar que não é um bicho de sete cabeças, e que você (isso, você!) pode ajudar no desenvolvimento, mas só se você quiser.